Pode ser?

Não, não pode.

Há tantos outros verbos e expressões que servem como resposta que acho de extremo mau gosto ouvir um “pode ser”. Denuncia também falta de criatividade. E é indelicado né? Sempre é possível disfarçar a falta de interesse em alguma coisa e o tal do “pode ser” escancara essa indiferença.

Você não tem desejos e vontades? Tá valendo qualquer coisa? Ah ok, você é do tipo flexível então, experimenta de tudo e tanto faz, tá tudo bem, tudo pode ser bacana. É só isso que você quer, algo bacana? Algo que pode ser legal? Você esquece que também pode ser que não seja? E aí, comofaz?

Não recrimino os pouco ambiciosos, nem os indecisos. Um indivíduo com dúvidas não merece pena de morte. Só não tenho paciência para quem não se posiciona. Mesmo na dúvida, há sempre um jeito de definir seu lugar. Ficar em cima do muro declaradamente é mais honesto do que disparar um “pode ser”.

“Pode ser” me lembra um amigo do colégio que evitava as escadas rolantes, porque achava que aquela cena das pessoas ali paradas sendo levadas era deprimente. Eram aquelas pessoas que se largam e se deixam levar, que não tomam atitudes, que não vão atrás do que querem, simplesmente vão por onde e aonde é mais fácil, no modo automático. Pra mim são essas as pessoas que compõem o time do “pode ser”.

Podem ser tantas coisas. Pode ser o medo de fazer escolhas. Pode ser o medo de desagradar. Pode ser que não queira ser taxativo ou radical. Pode ser também só uma mania. Vai saber…

Se você me permitir alguma coisa com um “pode ser”, eu não vou gostar porque não pergunto se posso ou se você pode. Pergunto se quer. E quem quer genuinamente alguma coisa não pensa em permissões: pensa em realizar.

Desde um refrigerante (pepsi ou coca?), refeição (quilo ou a la carte?), uma viagem (interior ou praia?), um sábado a noite (cinema ou balada?) até aquelas questões complexas da vida que nada têm de difíceis. É tudo muito simples: é sim ou não and counting!

Pode ser que seja bom, pode ser que seja ruim, mas que seja de uma vez. Se pode ser, então por quê simplesmente não é e ponto?

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Prosas

2 Respostas para “Pode ser?

  1. Fui em quem colocou essas 5 estrelas e colocaria mais 5, fácil.

  2. pat

    Pode ser compartilhado FOREVER?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s