Chuva, livros e comédia romântica em Santos

Feriado 7 de setembro.

Previsão: chuva sábado e domingo, segunda-feira com sol.

Programação: 1. alugar filme; 2. baladas em São Paulo; 3. fondue com amigos; 4. Campos do Jordão; 5. Santos.

santoschuva

Escolhi a última opção, claro. Culpa da Tarrafa Literária, evento em Santos (SP) que tinha na programação Ruy Castro, Lourenço Mutarelli, Márcia Tiburi e Milton Hatoum. Na programação, um super incentivo para conhecer o centro histórico de Santos, que acaba de passar por reformas de revitalização. Eu gosto centros históricos combinados com atividades interessantes. Comprei a ideia e fui tomar chuva em Santos.

Acabei vendo apenas a mesa com o Lourenço Mutarelli no sábado e a dos jornalistas Jorge Caldeira e Laurentino Gomes no domingo. Entre as várias coisas divertidas que o Mutarelli fez e falou, como trocar Matheus Nachtergaele por Matheus Mastercard (“sempre erro o nome dele e aí acho que mastercard fica mais fácil”), achei interessante quando ele explicou um pouco da transição que fez dos quadrinhos para a literatura (“o desenho te induz para um caminho meio limitado. Com as palavras é diferente: você lê uma palavra e lê junto uma imagem, ela se cria, a palavra tem esse poder”).

“A arte é o distúrbio, o texto é quase o tratamento. Você bora pra fora e enxerga o problema”, disse ele se referindo ao fato de que textos mais autobiográficos tem uma função terapêutica. Até por conta disso, o que ele valoriza é o processo, o resultado não importa muito. “O valor para mim está no fazer, experimentar aquilo. Às vezes uma coisa que não é uma boa te encaminha para algo melhor daqui a três anos”.

E adorei quando perguntaram para ele sobre como ele criou seu estilo e ele falou: “minha falta de estilo é que criou meu estilo – é o que chamo também de deficiência”. É bacana pensar dessa forma, pois são as nossas limitações mesmo que vão dando uma forma pra aquilo que criamos. Tentamos um caminho, damos com a cara no muro, vamos para o outro lado até irmos construindo nossa própria trilha – ou aquilo que chamam de estilo.

Apesar de ter tomado chuva, ter ficado doente, ter escapado por pouco de uma balada sertaneja, andado exaustivamente pelo centro de Santos, conforme as dicas do release (e descobrir que não é só colocar postes retrô, iluminação bacana nas fachadas e banquinhos simpáticos nas praças que o centro fica menos perigoso para uma menina às 20h30 da noite), sofrer por não ter carregado comigo a máquina fotográfica para tirar fotos lindas do lado antigo da cidade todo molhado e iluminado por uma meia luz alaranjada…Curti a viagem.

Curti o hotelzinho capenga, mas que ganhou do conforto do meu lar por ter tv a cabo (assisti os clássicos da comédia romântica “Do que as mulheres gostam”, “Sintonia do Amor” e “De repente 30”. Só faltou o pote de sorvete), curti os botecos sujos na orla da praia, onde assisti o jogão do Brasil x Argentina…e curti a chuva, os anônimos, os livros e o silêncio. Mas Santos ainda me deve uma marquinha generosa de biquini, um camarão (decentemente) frito e areia, de preferência seca, nos pés.

Foto: Emilio Pechini – http://pechini.blogspot.com

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Botecos, Prosas

2 Respostas para “Chuva, livros e comédia romântica em Santos

  1. Felipe

    Gostou? GOSTOU? Eee a doença? EE o choro? Isso você não conta né.. Tem que mostrar ao mundo as agruras da vida… Não é só alegrias não.. Tá pensando o que? Pensa que é assim? Praia e maconha?? Maas tinha a opção de Campos do Jordão e foi pra Santos?? Pooo..

    Mas o Mutarelli é legal.. Ouvi dizer..

    Beijos

  2. Felipe

    Entrei aqui crente que ia ver algo novo e nada! Cadê seu brilhante post agendado??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s