Café da Vila, sexta-feira à tarde

Era o momento “fuga da internet e das buzinas”: sexta-feira à tarde, saía do trabalho-estágio, almoçava com a amiga e ia pra Livraria da Vila passar a tarde lendo. Vez ou outra aproveitava um champagne e uma “porçãozinha” de amendoim de algum coquetel de lançamento. Quase sempre trombava com algum escritor/poeta/ator/músico famosinho na seção infantil (parece que eles só compram livros para os filhos!). Mentira…os boêmios ficam no jardim. Não porque lá tem cerveja (nunca vi ninguém tomando), mas porque tem mesinhas e climinha propício a prosas de boteco.

cafedavila

Mas o Café é bem mais charmoso do que um boteco, claro. Tem plantas (não sou profunda conhecedora de botânica, mas no site dizem que o jardim é composto por uma “jabuticabeira entre palmeiras e uma amoreira”), decoração rústica e água a quase R$ 3. “Pico de playboy metido a intelectual”, diriam alguns. Pode ser, mas de sexta-feira era uma delícia ir pra lá. Claro que eu levava minha garrafinha d’água e consumia no máximo um chá de ervas naturais que vinha em um bule e em grande quantidade – aí rola. A seleção musical é variada, intercalam lançamentos nacionais, internacionais e instrumentais.

O grande lance não é a gastronomia, ou o elenco de cults, ou ainda o acolchoado das poltronas: é o clima. É o espaço menos urbano, mais interiorano, que eu adoro me enfiar no início ou no final do dia. De sexta era gostoso, porque no meio da tarde era um silêncio, um vazio, que dava até vontade de escrever (veja só!). E aí, ao escurecer, ia formando um burburinho, cada vez mais gente, os coquetéis, um amigo ou outro chegando, luzes acesas… Saía o chá, os livros e entravam a cerveja e as fritas. A Livraria já estava lotada, infernal e barulhenta (do jeito que eu não gosto) e pronto, escapava dali. Mas já mais leve, mais “a vida é linda”.

É por isso que eu gosto de São Paulo e não me canso. Mesmo quando você tá de saco cheio de “São Paulo”, você consegue fugir da cidade dentro dela, é só encontrar os “cantinhos” que têm o nosso encaixe.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Botecos

Uma resposta para “Café da Vila, sexta-feira à tarde

  1. melissapio

    O famoso!! Preciso conhecer….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s